O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.

Sócrates

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Temor.


"Lembrei-me do teu nome, Senhor, durante a noite, e guardei a tua Lei.
Isto fiz eu, porque guardei os teus
Mandamentos.
"                      (Salmos-(118)119v55ao57)

Alguém sabe por que os judeus usam aquele chapeuzinho, o Kipá, sobre a cabeça?

Uma vez ouvi dizer (não sei se e verdade) que, eles usam para lembrar que Deus esta acima de nossas cabeças, ou seja, como reconhecimento da superioridade divina sobre o ser humano, sendo o símbolo de humildade perante o criador e de submissão à sua vontade. E qual a importância de tal lembrança?
Acredito eu que, lembrar que existe alguém acima de nós nos faz analisar de forma cautelosa o tratamento que damos a quem esta a nossa volta. Leva-nos a obedecer ao mandamento deixado por Jesus: "Amarás, pois, o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo (resumindo) Marcos 12: 30; 31.
Ora, se eu amar a Deus vou respeitá-lo e obedece-lo, se eu me amo não quero meu mal, logo, o mal que não quero para mim não desejarei ao meu próximo.
  • Se não quero que me matem, eu não matarei o meu próximo;
  • Se não quero ser furtado, não furtarei o meu próximo;
  • Se não quero ser caluniado, não caluniarei o meu próximo;
  • Quero ser tratado com humildade e gentileza, todos querem. Logo, tratarei os que me rodeiam com gentileza e educação.


Tais atitudes não funcionam como troca e sim como pratica, porque, assim como a confiança os mandamentos deixados são uma escolha (Deus nos deu livre arbitrio) que fazemos todos os dias e sim, exige  muita pratica. Eu escolho não matar, eu escolho não roubar, eu escolho não falar mal do meu proximo, eu escolho ser gentil.
Nos últimos dias, tenho observado o tratamento que tenho dado aos que estão a minha volta. Comecei a perceber a mudança que venho sofrendo apesar de alguns tropeços. Tenho pensado muito antes de falar, a cada dia faço uma escolha: não quero magoar ninguém, pois, não quero ser magoada. Volto a dizer, não é questão de troca, é questão de saber a dor que uma ofensa causa e não querer ser o  causador de tal dor para outros, visto que, nada tem a acrescentar em minha vida. Para que vou maldizer o meu colega, levantar falso testemunho, desejar que algo de ruim aconteça com ele? Não me trará nenhum beneficio. O melhor é colocar o causador da ofença nas mãos de Deus.
Com o passar do tempo à arrogância esta dando espaço a humildade, a imprudência a ponderação, o impulso á calma. Lógico, estou longe da perfeição, afinal , o processo para o aprendizado é lento e o crescimento exige disciplina e assim como em qualquer outra matéria, podemos ser reprovados e ter que repetir o exercício para alcançar o objetivo.
Hoje, sempre que me vejo em uma situação que meu impulso e minha arrogância desejam sair, eu respiro, fecho os meus olhos e me recordo que o Deus que tudo vê, tudo ouve e tudo sabe esta sentindo o que estou sentindo, lendo os meus pensamentos e imagino que ele acredita em mim e conta comigo para que meus pensamentos não saiam da minha boca para servir de instrumento para causar opressão e sofrimento ao próximo. Lembro do ensinamento que diz: "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4:26).
Percebi que, apesar de minha atual situação os ensinamentos de Deus permanecem guardados em meu coração e isto se dá devido a pratica. Mesmo quando Deus pergunta “onde estas?” as coisas que com Deus foram vividas não podem ser esquecidas.

.
Considero os meus atos, e regulo meus passos conforme as vossas ordens. Eu me apresso, e não me atraso, em observar os teus Mandamentos.
Os laços dos pecadores me cingiram por todas as partes, mas eu não me esqueci da tua Lei. A meia noite, me levantarei para te louvar pelos teus justos juizos. Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus Mandamentos.
De vossa bondade, Senhor, esta cheia a Terra; ensinai-me as vossas Leis.”
(Salmos-(118)119v59ao64)

Um comentário:

  1. Ameii (:

    Flor, adorei aqui e estou te seguindo!

    Segue?

    nossoglamour.blogspot.com

    Beijao!

    ResponderExcluir