O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.

Sócrates

sábado, 7 de maio de 2011

Confiança

Confiança, palavra simples não é?
É muito comum escutar alguém dizendo: “Confie em mim” ou” Em fulano você pode confiar”. Mas, até que ponto somos capazes de confiar? Ultilmamente esta é uma palavra que não sai da minha cabeça.
Quando vem a duvida a palavra que vem em mente é: confiança.
Quando penso no futuro profissional, na vida espiritual ou na vida pessoal em cada um desses pensamentos a mente me cobra dizendo: ”Tem que confiar”.
Todos os meus pensamentos se perdem em meio às incertezas que o futuro representa e assim, como uma centelha de luz que aparece em meio à escuridão, o meu ultimo pensamento é: confiança.
Mas em que consiste a confiança?Uma das definições que encontraremos será a seguinte:
“Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.”
Às vezes confiamos em pessoas que não merecem o credito e, se pararmos para analisar, quantos a nossa volta merecem a nossa confiança? Não estou falando de 10%, 50% ou 70%, eu falo de 100% mesmo, quantas merecem?
Quantos poderiam abrir mão de seus desejos egoístas em 100% do tempo para não nos causar dor? Eu ainda não conheci tal pessoa a não ser Deus. Tudo que Deus nos pede é que o aceitemos e confiemos nele.
Vejamos outro significado para a palavra confiança:
“Confiança esperança firme em alguém, em alguma coisa; sentimento de segurança de certeza, tranqüilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém.”
Quem pode nos oferecer este sentimento?
É difícil conviver o tempo todo com medo do futuro e somos tão desconfiados que temos medo até quanto Deus pede a nossa confiança, afinal, não sabemos o que esta nos pensamentos de Deus ( Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos nem os vossos caminhos os meus caminhos- Isaias 55:8) e como queremos controlar tudo o que esta a nossa volta ficamos brincado de cabo de guerra com Deus. Esquecemos que ele é eterno e nós não. Aqui, os nossos dias são contados e Deus quer nos conceder a vida eterna e também saciar as nossas necessidades enquanto caminhamos no deserto, mas, quer nos saciar com as coisas certas.
Por muitas vezes Deus me disse: “Espera em mim, confie”. A vontade do coração é de confiar, descansar, mas a nossa mente imediatista quer as coisas na mesma hora, e, neste momento começa a briga entre a carne e o espírito.
Uma vez, uma pessoa me fez uma pergunta:
- Se você entregar R$ 50,00 nas mãos de uma criança, o que acha que ela fará?
 Ela mesma me respondeu:
-Provavelmente gastara com doces. Depois me fez outra pergunta:
- Se o dinheiro fosse entrega nas mãos de um adulto? Depois concluiu o raciocínio: O tempo de Deus é perfeito e ele se ele não te da algo agora é porque ele sabe que se te der no momento em que você quer você não vai aproveitar 100%.
O rei Davi, em suas orações sempre lembrou a importância da confiança em Deus.
Diante dos inimigos
dos momentos difíceis
em suas orações podemos sentir a sua entrega 
e Deus o honrou grandemente. 
Confiança exige exercício, disciplina e intimidade. É uma escolha diaria e muito dificil, mas que vale a pena no final. A perda da confiança leva a perda dos sentidos e á escuridão da alma. Vamos tentar andar na luz.   
Senhor, alegra os que estão abatidos, levanta os que estão caidos, sara os que se encontram enfermos, liberta os que estão cativos transborda os corações quebrantados e necessitados da sua presensa.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário