O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.

Sócrates

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Por que desejamos aquilo que não podemos ter???

Não é engraçada a nossa capacidade de estar sempre desejando o que esta fora do nosso alcance? 
Se desejamos um carro, por exemplo. Antes de comprar-lo era perfeito. Ao adquirir é tudo lindo, funciona bem, se alguém tocasse nele doía até a alma, bater a porta com força então... nem pensar.
Mas, depois que o desejo é saciado fica um espaço vazio que precisa ser preenchido, e com urgência. A partir daí, começamos a planejar a compra de um novo carro, começamos a inventar desculpas do tipo: o modelo esta ultrapassado, não é espaçoso, não é confortável. Começamos  a buscar justificativas para alimentar o nosso desejo pelo novo.
O exemplo do carro se aplica a outras situações: a casa que esta sempre em reforma, a promoção no trabalho, o trabalho que já não satisfaz, o sapato novo, o vestido da vitrine, o companheiro (a) que não é mais tão atraente como antes etc.
Às vezes fazemos planos, uma lista que queremos seguir como uma "receita para o sucesso":"fazer faculdade, arrumar um emprego, comprar uma casa, um carro, encontrar um companheiro (a), ter filhos se aposentar e descansar. Porém, quando muitos alcançam o auge dos seus sonhos, parece que o encanto se perde.
O vazio surpreende quando, de repente, se vêem sem nada para conquistar.
Neste momento, vem a necessidade de um novo desejo, como se fosse necessário para continuar vivendo, para fazer com que a vida tenha sentindo. Tanta busca, tanta correria para alcançar tanto e ao mesmo tempo não chegar a lugar algum, já que a nossa alma nunca esta satisfeita. Estamos sempre vazios.
Mas, o que satisfaz a alma?
Se a nossa alma é eterna (Mateus 10:28: “em não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma”), logo, não pode se satisfazer como que é matéria.
O que vem do eterno, volta para o eterno e o que é materia volta a ser matéria. Um bom exemplo é o nosso corpo.
O livro de Gênesis 2:7 diz: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente’”.
Depois em Gênesis 3:19diz: “... porquanto es pó e em pó tornaras”. Ora, se o pó é matéria e dela fomos feitos, para ela tornaremos, mas a nossa alma que é o fôlego de vida dado a nós por Deus voltara para ele. Assim, só Deus poderá satisfazer aquilo que veio dele.
A nossa busca aqui continua. Mas será que estamos buscando as coisas certas? Não que seja errado fazer planos, muito pelo contrario. Mas, será que estamos incluindo Deus em nossos planos? Quantas vezes temos a coragem de dizer: Senhor, estes são os meus planos, mas que seja feita a sua vontade?
Tudo começa e tudo termina em Deus (Apocalipse 1:8: "Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso).

Um comentário:

  1. boa noite.

    Tu és a minha Rocha e a minha Fortaleza!
    SALMO 31
    1EM ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.

    2 Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.

    3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

    4 Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.

    5 Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.

    8 E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.

    14 Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.

    19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam
    na presença dos filhos dos homens!

    23 Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que
    usa de soberba.

    24 Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.

    Abraços

    ResponderExcluir